SNN – Serviço de Neurologia e Neurocirurgia

exame que avalia a audição, através de uma série de sinais sonoros em diferentes frequências. Com este exame, determina-se a intensidade mínima em que o paciente detecta o som (limiar auditivo). Estes limiares determinam se a audição encontra-se normal ou se há perda auditiva, e neste caso, qual o tipo e o grau. Pode ser realizada em crianças a partir de 3 ou 4 anos (chamada audiometria infantil condicionada).

Imitanciometria: Exame indolor que avalia o funcionamento da orelha média e a tuba auditiva. Realizado através da colocação de uma sonda na entrada da orelha do paciente.

Vectoeletronistagmografia-VENG : Vectoeletronistagmografia é um exame que analisa a função do labirinto e suas correlações com o ouvido e o sistema central. Por meio deste exame, a tontura do paciente pode ser classificada como de origem periférica (como é conhecida como “labirintite”) ou ainda se é de origem do sistema nervoso central. Requer um preparo de 48 horas antes do exame, suspendendo-se alguns medicamentos, alimentos e bebidas, detalhadas no momento o agendamento.