SNN – Serviço de Neurologia e Neurocirurgia

Clínica

O SNN -Serviço de Neurologia e Neurocirurgia foi fundado em novembro de 1989, pelo Dr. Nério Azambuja, logo após um grande período dedicado à especialização na área em centros médicos da França, Canadá e Estados Unidos.

A expectativa de criar um grande centro de neurologia e neurocirurgia fez com que mais profissionais se integrassem à equipe, motivados e identificados à proposta de oferecer serviços diferenciados, com qualidade, ética médica e tecnologia.

Assim passou a fazer parte do SNN, o Dr. Leonardo Frighetto, com formação em Neurocirurgia Funcional e Radiocirurgia na UCLA, Universidade da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos. Logo depois, uniu-se à equipe o Dr. José Ricardo Vanzin, com formação em Neurorradiologia Intervencionista na Fundação Rothschild – Paris, França, Serviço do Prof. Jacques Moret. Recentemente ingressou à equipe do SNN o Dr. Alan Christmann Fröhlich, com especialização em Medicina Interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição, e residência em Neurologia Clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – UFRGS.

Dessa forma, o SNN tem buscado continuamente, há 29 anos, proporcionar a união de uma equipe altamente qualificada com a melhor tecnologia médica disponível. Entre os avanços que esta equipe trouxe para nossa região, destacam-se: a estereotaxia, a radiocirurgia, a neuroendoscopia, o tratamento endovascular e a neurologia clínica baseada em evidências.

Atualmente, o Serviço absorve grande parte da demanda da especialidade do município e de várias regiões do Rio Grande do Sul além de outros estados.

Novas Instalações

A sede, inaugurada dia 06 de novembro de 2008, dispõe de 1.100 m2 com capacidade estimada de 300 atendimentos por dia, com infraestrutura dirigida para prestar um serviço humanizado e de alta qualidade, integrando tecnologia aos procedimentos oferecidos, como a realização de exames de eletroencefalografia (EEG), eletroneuromiografia (ENMG), polissonografia (PSN), videoeletroencefalografia, entre outros. Oferece atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogas e psicólogas especializadas na reabilitação de pacientes neurológicos.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico, elaborado pelo arquiteto Jácson Casalli, foi direcionado para oferecer funcionalidade e beleza em ambientes agradáveis, modernos e confortáveis. A clínica dispõe de 14 consultórios, ambulatórios, amplas salas de espera, sala de fisioterapia e vários outros ambientes. Além disso, as instalações contemplam local para ensino e pesquisa, com biblioteca e instalações do anfiteatro. Por todas essas características, o SNN é hoje a maior clínica de Neurologia e Neurocirurgia do Estado.

Residência Médica

Além da inauguração da nova sede, o ano de 2008 marca também o início de uma nova fase com o serviço de Residência Médica em Neurocirurgia, credenciado pelo MEC com a formação dos primeiros Médicos Residentes, Dra. Samia Wayhs, Dr. Luciano Manzato e Dr. Paulo Mesquita Filho.