SNN – Serviço de Neurologia e Neurocirurgia

O que é uma Malformação ArteriovenosaCerebral (MAV)?

A malformação arteriovenosa (MAV) é uma anormalidade anatômica nas artérias e veias do cérebro. Essas se parecem com um "emaranhado" de vasos. O nidus é o "coração" da MAV. As artérias normalmente nutrem o nidus e as veias drenam o sangue para fora do cérebro. A MAV não nutre o cérebro sadio, funciona como um ladrão de sangue do tecido cerebral. A malformação arteriovenosa é uma lesão congênita, que pode estar presente desde o nascimento, mas normalmente, os sintomas aparecem apenas entre os 20 e 40 anos de idade. Os sintomas da doença são hemorragias, crises epiléticas, pressão intracraniana elevada e cefaleia.

Qual é o risco?

O principal risco de uma MAV é a sua ruptura produzindo uma hemorragia cerebral, onde as complicações neurológicas são mais ou menos graves em função da localização e do tamanho da hemorragia inicial, podendo chegar em certos casos à morte do paciente ou sequelas graves.

Como se descobre uma MAV?

A MAV pode ser diagnosticada através de uma Ressonância Magnética ou pela Tomografia Computadorizada. Mesmo os que não apresentam sintomas podem ser diagnosticados através dos exames, são as MAVs incidentais. Além destes exames, a Angiografia Cerebral é é o principal exame para determinar a estrutura da malformação, os vasos afetados e o planejamento do tratamento.

Como é o seu tratamento?        

O tratamento da MAV normalmente envolve uma equipe multidisciplinar. Varia de acordo com o tamanho e local MAV. Malformações maiores geralmente necessitam tratamento multidisciplinar que consiste em 3 pilares: cirurgia, embolização e radiocirurgia. lesões pequenas podem ser curadas com qualquer modalidade. no caso de mavs que romperam a radiocirurgia deixa de ser uma opção pois pode demorar até 2 anos para seu resultado acontecer. malformações de difícil acesso cirúrgico podem ser tratadas pela via endovascular, que está apresentando cada vez melhores resultados.

Como é o tratamento endovascular?

O tratamento de uma MAV inclui  (dependendo do tamanho) mais de uma sessão de embolizações espaçadas classicamente entre 2 a 3 meses. Cada sessão é realizada durante uma internação hospitalar, que dura em média 3 dias. Cada sessão de tratamento endovascular de uma MAV é realizada na sala de hemodinamica. Ele é realizado sob anestesia geral. Uma punção da artéria femoral é realizada ao nível da prega inguinal, permitindo a colocação de um cateter guia que é navegado até a origem de um dos vasos que destina à vascularização cerebral. Por este cateter guia, um microcateter é colocado e navegado pelos vasos cerebrais de maneira a chegar até o "coração" da MAV. A progressão do microcateter é acompanhada por monitores de vídeo que transmitem a imagem captada pelo Raio-X. Logo que posicionado o microcateter é realizada a injeção do agente embólico líquido. ao final o microcateter é retirado.

De forma pioneira em nossa região, o SNN -Serviço de Neurologia e Neurocirurgia realiza esta nova abordagem terapêutica através do Dr. José Ricardo Vanzin formado em Paris durante a especialização em Neurocirurgia Endovascular, por três anos no Serviço mais renomado da Europa (Serviço do Prof. Jacques Moret). e Dr Luciano Manzato, com especialização em Belo Horizonte, um dos maiores centros brasileiros de Neurorradiologia.

Para isso, contamos com uma equipe neurocirúrgica à disposição 24horas por dia para o pronto atendimento desta patologia e de nossos pacientes.